A soja em grãos é um excelente alimento na nutrição animal, por sua qualidade nutricional de alto valor protéico e energético, sendo considerado o mais adequado na alimentação como suplemento protéico vegetal disponível.
Devido seus teores de componentes de proteína bruta cerca de 40%, e teor de óleo, cerca de 20%, e o balanço de aminoácidos excelente, a soja vem sendo bastante utilizada nas dietas de nutrição animal.
No setor da indústria, o processamento dos grãos é obtido o oléo e o farelo de soja. O oléo tem grande importância por apresentar alta qualidade culinária. A maior parte do óleo vegetal produzido no país é originário desse cereal.
Na demanda do mercado mundial, estima-se que 79% da produção de grãos no mundo é destinado para ração animal, e 18% dos grãos é usado para produção de óleo de soja.
O seu uso em rações para bovinos vem sendo usado como alimento complementar, resultando em uma dieta com valor nutricional protéico mais utilizado na nutrição animal.
A soja melhora a produtividade, e a qualidade da carcaça de bovinos, por ser fonte rica de protéina e de energia na alimentação.