+55(66) 992431079

agrobio@agrobiomt.com.br

CAROÇO DE ALGODÃO

O caroço de algodão é importante fonte de energia e proteína para espécies do tipo ruminantes. Devido seu valor protéico e energético, é um excelente alimento usado na formulação de ração animal.

No setor da pecuária, nos últimos anos, houve um grande incremento do caroço de algodão na dieta bovina, por ser muito palatável aos ruminantes, e ainda por conter um importante valor nutricional, reunindo componentes de alto concentrado protéico e energético.

 

O caroço de algodão por ser um produto de fácil acesso, se torna uma dieta acessível, podendo ser usado como alimento complementar aos ruminantes, principalmente, aos gados de confinamento, de corte e vacas leiteiras.

No setor de produção das vacas leiteiras, a alimentação por ser um componente que pesa no valor final da produção de leite, pecuaristas vem buscando alimentos que visem aumentar a produtividade, e a redução nos custos do leite.

 

Nesse sentido, a inclusão do caroço de algodão na dieta animal vem apresentando resultados significativos, contribuindo para o melhoramento das características quantitativas do leite, e sendo compatível com o valor final da produção do leite.

Destaca-se ainda, por ser um cereal de grande potencial de fibra em uma dieta na nutrição animal, estimula a ruminação e salivação contribuindo para a saúde do animal.

O seu uso em rações para bovinos vem sendo usado como alimento complementar, resultando em uma dieta com valor nutricional protéico mais utilizado na nutrição animal.

 

Lembrando que o caroço de algodão não pode ser usado em excesso na nutrição animal, por isso seu uso deve ser limitado na dieta e a quantidade recomendada por um zootecnista ou veterinário com especialização em nutrição animal.